sábado, 18 de setembro de 2010

Túnel do tempo...não, Rua do tempo.Rsss

Fim de semana passada, trânsito horroroso,ao sair da Liberdade fomos nos embrenhando por ruelas e mais ruelas, quando percebemos,estávamos no Bixiga.
Lugar que cheira a antigo. repleto de casas muito velhas, pedaço de São Paulo que já não existe a muito tempo.
passamos por um pedacinho da 23 de maio, antes de cair nestas ruelas.Reparei em alguns casebres muito velhos á beira da avenida movimentada e congestionada.Um arvoredo fazia sombra sobre elas, que ficam em desnível em relaçao a avenida.Isso significa que o nível da rua devia ser mais baixo a uns 100 anos atrás.Coisa difícil de imaginar naquele local, casinhas  com quintal, árvores,  mas sobrou este punhado, para que nós pelo menos tenhamos idéia de como foi esta longínqua e  quase  extinta São Paulo.habitada por casinhas, muitas árvores,época que em cada 10 habitantes da cidade,7 falavam italiano.Os 10 jornais circulantes, apenas 4 eram em português.Os leitores de muitos destes jornais deviam morar alí, no Bixiga.
Pois é, nem deu tempo de eu  pegar o celular e fotografar estes curiosos casebres a beira da 23 de maio,e entramos nas ruelas do Bixiga.Nunca havia passado por estas ruas.Lugar muito estranho ,parece que parado no tempo.
Em contraste com o trânsito maluco apenas a 1 quarteirão dalí, a rua Martiniano de Carvalho estava calma, silenciosa, tranquila.

  
Logo na esquina uma estranha casa me chamou a atenção.Decorando a frente, no alto, duas estátuas de Netuno .Como eram criativas estas pessoas do início do século passado!Hoje em dia não vemos mais estas curiosidades nos telhados, portais, jardins das casas. è tudo tão monótono.os  prédios horriveis e sem graça dominam a paisagem atual .Naquele dia não consegui fotografar, mas nesta semana passei rapidamente por lá somente para clicar esta antiga casa.Mas essa era só a primeira casa.
Um pouquinho mais a frente visualizei outra casa mais estranha ainda.Totalmente caindo aos pedaços, mas habitada.

 
A famosa Vila Itororó, tombada(??) pelo patrimônio histórico de São paulo, está com jeito de que tombará literalmente a qualquer instante.É enorme! Começa na rua Martiniano de carvalho e seus fundos vão dar para a 23 de maio.
Um imponente e degradado palacete é a peça central desta vila centenária, cercada por casinhas menores e mais simples.Foi a primeira casa com piscina de uso privativo na cidade de São paulo.Todos os moradores da vila podiam desfrutar.A água da piscina vinha de um riacho que fazia fundos com a propriedade.


Lugar curioso, cheio de estátuas curiosas.Leões, estátuas gregas,
muito exótica esta construção cujos alicerces são formados por colunas estilo romanas.Pretendo voltar lá para fotografar com detalhes!
Mais a frente outra casa muito estranha.Cheia de rostos.

O que significariam?Fiquei curiosa.Ela tem estes rostos por toda sua volta.

Meio macabro, achei bem interessante.adoraria entrar lá e ver tudo.Eheheheh!
E esta casinha com cara de interior paulista,cheia de árvores,

 deve ter um grande quintal, e muita gente deve ter morado por aí...
















Essa já deve ter visto muiiita coisa!Pena que não fala...
fotos by Leslie, do celular.

6 comentários:

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

hahaha o rosto na última foto, é a cara de uma amiga minha, vou falar p ela ver a foto ahahha.
Eu tb queria ver como é lá dentro hahaha. O governo devia dar uma ajuda para restaurar essas casas antigas.

A casa da segunda foto está realmente TOMBADA!
uma pena, pq deve ser interessante a casa, com seu estilo estranhão.

Eu gosto dessas casas antigas, todas parecem ter um tema. Essa ai, com os Netunos, em azul, em cima da janela as ondinhas. Achei uma graça essa casa azul.

Hj é tudo muito igual... repetitivo.

bjs e bom domingo

Luci Lacey disse...

Leslie

Sou de Pocos de Caldas-MG e tudo nosso por la, se resume em resolver em SP.

Entao, SP, faz parte de nossas vidas.

E foi prazero, rever estas fotos, a historia, lindo.

Meu filho mora em SP e ama de paixao, esta ai.

Beijinhos

Mára disse...

Martiniano de Carvalho, era a rua onde ficava Cia Telefonica do Canada, que acabou se tornando Telefonica da Borda do Campo, e é hj é a telefónica(assim com erro e tudo..).
Foi onde minha mãe conseguiu seu primeiro emprego em S.P.como telefonista logico.Será que o predio da telefonica ainda existe lá?Qto as casas, com certeza com estatua de Netuno eram dos oriundes do sul da Italia, saudades do mar e seu simbolos,agora dos rostos num faço idéia.

Taliesin disse...

Eu acho muito legal essas casa em estilo antigo que se pode ver ainda na cidade, pena que a maioria se encontra num estado tão deteriorado, é mesmo uma pena.
No campo de origami estou aprendendo a fazer as bonequinhas agora, to tendo aula
beijos

Anny disse...

Leslie:
Adorei suas fotos. Maravilhosas.

Sabe, as cidades se parecem. A minha também era assim. O tempo passa e os lugares mudam. Ainda bem que existem pessoas como você que clica pra gente ver.

Obrigada!
Anny

Anônimo disse...

Leslie, vc sabia que eu ja morei em Sao Paulo?No Bixiba?
Até hoje, tenho NA cabeca a rua Letieri E O NUMERO 106...
FICOUI GRAVADO...
BJS E DIAS FELIZES
GRACE OLSSON