quinta-feira, 1 de julho de 2010

Rastros pelo céu



Todos os dias, lá pelo fim da tarde ou bem cedinho, caças passam deixando este rastro.No dia desta foto ele fez uma manobra bem maluca,e voltou, deixando uma curva no rastro.ele simplesmente embicou em 90 para o alto e pegou o caminho de volta.
Não sei porque, mas estão sempre passando nestes horários...mistéeerio!
essas coisas dos ares me fazem lembrar de um filminho institucional de guerra que ví certa vez no canal Brasil, isso a alguns anos já.
O filme bem antigo, da era Vargas, enaltecia a FAB nos tempos da segunda guerra e mostrava o treinamento dos pilotos no Campo dos Afonsos, antiga base aérea no RJ.
Mas não é nem pela tosqueira da filmagem que achei bizarro, mas sim pela historinha criada como pano de fundo para mostrar a FAB.
Tudo começa  quando a câmera mostra  um casebre no meio do nada, num dia esplêndido de sol.através da janela a câmera mostra  uma jovem moçoila costurando,sentada ouvindo música num radinho.De repente um barulho vindo dos céus chama a atenção da moçoila.Ela se levanta  e vai lentamente até a janela ver o que é.Então aparece  no horizonte um aviãozinho da força aérea, voando baixo.A moçoila admirada fica observando e acenando para o aviãozinho que aterrisa  no campo gramado bem em frente a sua casa. E de fundo começa uma música tão linda...
vou embora, mas é para voar de novo!

Do aviãozinho desce um jovem bigodudo, tirando o capacete,todo sorridente! Usava uniforme da FAB, bem á moda da época (a cintura da calça com pregas saía de baixo do suvaco).Aí a moçoila começa  um alegre diálogo com o jovem que  vinha todo pinposo, dizendo que resolvera descer alí pois todos os dias a via acenando pra ele(olha só ,ele via láaa de cima a moça acenando da janelinha láaaa embaixo....).Ela o convida para entrar.Ele entra, os dois se sentam então começam uma conversa onde ele relatava toda epopéia dos pilotos da força aérea, o treinamento no campo dos Afonsos,e a moçoila fica  com aquela cara de paisagem olhando pro nada, com um sorriso bobo na cara imaginando as cenas, que então aparecem na tela. É claro,também participa do filminho o tão amado,"pai dos pobres "Getúlio Vargas, condecorando os pilotos que serviram na  II Guerra,e a música fúnebre entra ao fundo, dramático,soldados tristonhos, recebendo medalhas, bandeira hasteada,hino... A moçoila tem os olhos molhados, emocionada...tadinha... coisa mais linda, os soldados marchando durinhos e a moçoila quase babando com os olhos vidrados em close imaginando a cena agarrando sua caixa de costura..
o rapaz do filme era bem parecido com este mais alto...

Então ele pára a conversa e diz bem naturalmente, olhando para o céu,"... Minha jovem, preciso ir embora, o céu me espera..". E então a moçoila fica triste e diz, "embora? mas porque?.." E ele, com aquela pose de herói,o olhar distante, olhando para o horizonte,"... sim, vou embora, mas é para voar de novo!!"E a moça então sorrí, e diz, "então acenarei sempre que passar por aqui!!" e ele responde, "sempre passarei com meu aviãozinho pela tua janelinha!" e ela tenta correr até o piloto para abraçá-lo e a câmera filma a cena dramática, a moça é paralítica de uma perna.Deixa a bengala cair no chão.O valoroso piloto a ajuda, pega a sua bengala e se despede.Ela o acompanha até a porta. Ele em câmera lenta corre até o avião, acena mais uma vez e decola.
o aviãozinho destes passou perto demais da janelinha...

E lá do alto, ele olha para a casinha, e a moça está na janela, acenando pra ele.Comovente!
Os diálogos deste filminho são tão hilários pela falta de naturalidade das cenas e da situação(e dos péssimosatores canastrões), que eu rí do começo ao fim,eu, meu irmão e minha mãe, ríamos sem parar.Nunca mais ví este filme, Que pena!! Todos deveriam ver esta obra prima!

Primeira foto by Leslie*****
demais fotos: site da FAB

5 comentários:

Mára disse...

Não são aviões caças Leslie, são aviões normais de linhas aereas comerciais, ou particulares, o que acontece é que em certos espaços no céu a temperatura condensa cristais de gelo deixando esse rastro lindo.Aprendi com meu filho que é piloto e não 'chofer',jargão da aeronautica!
Só isso.

Leslie**** disse...

mas pela manobra brusca que ele fez acredito que seja mesmo um caça Mára.aviões comerciais não fariam aquilo.

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

ahahahaha eu rachei com a descrição do filminho ahahha

esses filmes antigos eram muito bizarros. Tinha um que eu vi que o pai ia lutar na Itália, na guerra...e o menino acenava se despedindo do pai com uma coxa de frango gigante na mão.

Eu acho q são caças sim, pq qdo os caças saem de Hamamatsu, o céu fica com esse tracejado, de linhas bem longas e fortes.

E a cor da foto ta linda!

Leslie**** disse...

putz coxa de frango é pior que meu aviãozinho na tua janelinha!kkkkkk

Silvia Masc disse...

Vc é uma figuraça!!! kkkkk
A foto... linda.